Palestra Penalty - Integra Moda

Para os alunos que não tiveram a oportunidade de assistir e para aqueles que ainda não aprenderam a aproveitar as oportunidades, vou postar aqui um resumo da Palestra apresentada dia 08 de março de 2010, abertura do Integra Moda.
Palestra com o palestrante Leandro Ramiro – gerente de Marketing da empresa Cambuci S.A – Penalty

Em sua palestra Leandro apresentou cases da empresa, relacionados ao P&D, área de Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos.
Com o objetivo de reposicionamento da marca Penalty no mercado, buscando uma maior representatividade junto aos outros setores esportivos, não apenas no futebol, a empresa vem desenvolvendo uma série de novos produtos e estratégias para conquistar mercado e atingir o público jovem.
Empresa 100% nacional, que busca constantemente inovação e desenvolvimento de novas tecnologias no segmento de materiais esportivos, produz 90%do seu portifólio de produtos com 2,7mil funcionários com sua produção distribuída em 4 unidades fabris.
Atua no desenvolvimento de artigos esportivos para diversas modalidades, tem o foco voltado para o produto, tendo como área prioritária o departamento de P&D, onde necessita de muito investimento, tempo e pessoal capacitado, com constantes pesquisas de mercado, para perceber as necessidades do consumidor.
O trabalho é desenvolvido em células de produto onde cada célula é responsável por uma determinada linha de produtos, trabalhando com uma interface muito grande com o departamento de marketing, e alinhamento com o processo produtivo (fábrica).
Foi ganhadora do premio IF PRODUCT AWARD DESIGN 2010 com o produto bola 8, primeira bola do mundo feita em oito gomos, resultado da constante busca por inovação e design feito pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos da Penalty.
Leandro abordou também a necessidade de que o P&D seja inovador, criativo e deve estar a frente e não ser seguidor de tendências, para que os produtos superem as expectativas, enfatizando o desafio de desenvolver produtos inovadores como no caso de camisas de uniformes para times de futebol, onde diversos padrões devem ser seguidos e todos os logotipos de patrocinadores estarão presentes no produto, dificultando a criação de produtos diferenciados.
Um dos recursos utilizados neste caso é a busca de benefícios para o usuário, através da tecnologia dos tecidos e de um estudo detalhado das características do corpo e da função para a qual esta sendo desenvolvido o produto, na busca de soluções diferenciadas.
Com a proposta de rejuvenescer a marca, a Penalty vem buscando agregar valor aos seus produtos, trazendo o conceito de moda para junto dos artigos esportivos, com este enfoque vem trabalhando em parceria com a marca Cavalera, onde desenvolveu a camisa 3 da Portuguesa para a disputa do campeonato 2008. Bem como os tênis da marca Cavalera usados no São Paulo Fashion Week e vendidos com a marca Cavalera são desenvolvidos pela Penalty.
As perspectivas para o mercado de artigos esportivos é de que haja um grande aumento do consumo em função das olimpíadas e copa do mundo que se aproximam.
A palestra com certeza oportunizou novos conhecimentos com relação ao mercado esportivo e das possibilidades de atuação para os profissionais “ designers” envolvidos com o processo de
P&D.
Bola 8


Camisa 3 da Portuguesa 2010


Camisa 3 da Portuguesa 2009

Cavalera - Verão 2010


Cavalera - Inverno 2009

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