Preservar o planeta está na moda

Com o conceito de sustentabilidade, marcas se destacam no mercado, ajudando o planeta e transformando desejos de moda em peças ecologicamente corretas. Projetos de marcas e estilistas que se utilizam do conceito de sustentabilidade no desenvolvimento de suas coleções.

A estilista Gloria Coelho no lançamento da sua coleção Inverno 2010, se uniu a Transsen Aquecedor Solar para criar a passarela do seu desfile durante a SPFW. Com uma passarela abastecida por energia solar e formada por 120 coletores solares, foi destaque tecnológico e chamou atenção para energia limpa.



O estilista Alexandre Hercovitch, no ano passado, liderou o projeto Moda Reciclada, um laboratório criativo que contou com a parceria das costureiras da ONG Florescer, de Paraisópolis, São Paulo, onde a proposta foi transformação de peças usadas, misturando peças antigas que dão origem à uma nova peça com shape moderno e apelo fashion.
O projeto arrecadou quase 3 mil itens que foram encaminhados para bazares com renda revertida para a própria entidade, com o objetivo de estimular um consumo sem desperdício e ajudar quem precisa.



Também a Osklen, empresa engajada em questões sociais e ambientais, em 2007 criou sua própria ONG, o Instituto-e, que pesquisa tecidos e técnicas sustentáveis e apóia varias cooperativas pelo Brasil, utilizando a natureza como fonte de matéria-prima e fonte de inspiração de suas coleções. Uma dessas cooperativas é a Cooperema, uma cooperativa de reciclagem de lixo de Marambaia, no Rio de Janeiro, que fabrica as ecobags da Osklen de materiais sustentáveis.
Ecobag da Osklen


Projeto Brasilian Soul, parceria com Guaraná Antarctica Diet

Ações de sustentabilidade também podem ser vistas nas empresas da serra gaúcha.
A empresa caxiense Jussara Bordados no lançamento da coleção Inverno 2010, aderindo ao conceito de sustentabilidade, desenvolveu juntamente com o Clube de Mães Santo Antônio da Conquista, de Caxias do Sul, tartaruguinhas saches a partir dos retalhos da confecção, que serviram de brindes para seus clientes.
Fonte: matéria veiculada Jornal Pioneiro 10/02/2010, Coluna 3POR4

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